quinta-feira, 12 de março de 2009

. democracia de merda .


Quantos de nós vimos soterrados os desejos? Dos pequeninos aos maiores. Não há uma criança que não reconheça em si a extensão dos próprios sonhos, assim como não existe aquele adulto que se veja como a limitação dos mesmos. É da percepção de si que nasce o homem. Seja errônea ou não. Terminamos não fruto do meio, mas fruto de nossos ideais.
Dificuldade maior do que compreender o que é um ideal, é transformá-lo num propósito. Tanto de mim restou enterrado por aí. Meu sonho de médica, de estilista, de ser pilota de avião.
Termino aqui, advogada. Inicialmente, o último atrativo que me fez enveredar por este mar “judicante” foram os ideais de justiça. Buscava realização pessoal e, embora sabedora de que esta era uma visão um tanto egoísta de tudo, não me afastei dos sonhos que tinha pra mim. Hoje, como operadora do direito, reconheço as falhas intrínsecas à realidade das instituições em que figuro como tal, no entanto, confronto estas convenções e busco o justo.
Fala-se em uma democracia com liberdades bem definidas e garantidas, guiada por um pensamento de bem-estar social comum, idéia inaugurada pelo Iluminismo, mas que nada! A verdade é que do Século das Luzes passamos para o Século da completa escuridão. O homem bom por natureza de Rousseau acabou corrompido pela sociedade, e sua divisão tripartida dos poderes foi distribuída a uns poucos sem noção de igualdade ou democracia. “Liberté, Egalité, Fraternité!”, eis o lema que encontraram pra mudar o mundo. Balela! Muda-se a forma de governo, mudam-se leis, mas não a mentalidade de quem dirige. Restamos nós, figurantes numa comédia ridícula.
Democracia figurativa, feita de fantoches engravatados. Democracia de merda!
Nossa Constituição fala de República. Faz-me rir. A “res-publica” em que um dia se acreditou restou enterrada junto com o assassinato de Cícero que um dia ousou instituí-la no Estado Romano. Persistiu uma república eivada de interesses escusos e imbecis.
Os ideais que poderiam me fazer crer num Estado Democrático de Direito não mais existem. Vejo violência, um país injusto, acuado por facções criminosas, autoridades com poder de ação limitado, vejo MEU PAÍS como detentor de 11% dos homicídios cometidos em todo o mundo. Vivo num “Estado Desigual no Direito”.
As pessoas estão demasiadamente corrompidas por prazeres aparentemente maiores do que mudar o mundo. Aqui e ali encontramos disponibilidade de poucos para tornar tudo melhor, no entanto, acabam funcionando somente como paliativos, como vozes roucas num mundo que grita palavrões.
Não se cura um câncer com pequenas doses do remédio. Valores quando destruídos não há como voltar atrás, é burlar a história de uma sociedade que desde o dia que abraçou a propriedade privada não mais se fez justa como um dia desejou ser. Os fatos aqui falam mais alto do que teorias acerca de um mundo igual.
Acaba sendo impossível ser cidadão. Que crença levar para as urnas? Que olhar dedicar a quem nos dirige? Como fazer do algo qualquer coisa que não seja uma obrigação eleitoral pura?
Desculpe, sei que falho como cidadã!
Estamos nos tornando um país burro, que violentamente tolhe da população a capacidade pensante, questionadora, pois não se acredita. O que um dia foi indignação e inquietude se tornou “ESPERADO”.
Que democracia é essa que leva até os sonhos?"

Nenhum comentário: